Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo
Origem
Fundada na França no século XVII, no ano de 1633, por São Vicente de Paulo e Santa Luísa de Marillac, é conhecida na Igreja com o nome de COMPANHIA DAS FILHAS DA CARIDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO, SERVAS DOS POBRES. Participamos da missão universal de salvação da Igreja, conforme o carisma dos Fundadores: “Inteiramente doadas a Deus para o serviço de Jesus Cristo nos Pobres”.
Impelidas pelo amor de Cristo e animadas por uma profunda vida de oração, vivemos em comunidade, a apoiar-se umas às outras na missão comum de servir a Jesus Cristo nos mais pobres.
Fazemos votos de Castidade, Pobreza e Obediência, e um Voto Especial que é o de Serviço dos Pobres. Estes (4) votos são simples, anuais e sempre renováveis.
Somos reconhecidas, na Igreja, como uma Sociedade de Vida Apostólica em Comunidade.
Onde estamos e o que fazemos
As Filhas da Caridade estão presentes em 95 Países, num total de 17.701 Irmãs, contando com 215 Noviças.
Atentas aos apelos de Deus e aos sinais dos tempos tentamos responder às necessidades actuais, trabalhando em: Creches, Jardins-de-Infância, Escolas, Lares de 3ª idade, Hospitais, serviço de prevenção contra SIDA, Visitas ao domicílio, Apoio a imigrantes, Pequenas Comunidades com presença e acção nas Periferias, Centros de dia, Apoio ao banco alimentar contra a fome, Dispensários, Internato para crianças, Catequeses, Apoio de ajuda à Igreja que sofre, Missões ad Gentes, Serviço de ajuda na libertação do tráfico humano, em especial mulheres e crianças, assim como outras actividades solicitadas pela Igreja.
Espiritualidade
Atentas ao convite de Jesus. “Tudo o que fizerdes a um destes irmãos mais pequeninos é a mim que o fazeis” descobrimos a beleza e a grandeza da entrega total ao Senhor e desejamos servi-Lo na Pessoa dos mais pobres e mais abandonados da sociedade.
A oração sustenta o nosso serviço e o serviço alimenta a nossa oração. É aqui que encontramos toda a unidade da nossa vida. A oração em comunidade e a partilha da vida entre as Irmãs, dá força e ânimo à nossa Missão.
A Eucaristia é o centro da nossa vida e da nossa missão. Aí nos encontramos com Cristo e com os irmãos e Lhe confiamos as alegrias, as esperanças e as angústias de toda a humanidade.
Desde a origem, cultivamos uma profunda devoção Marial, considerando, por uma consagração especial da Santa Fundadora, “Maria a única Mãe da Companhia”.
Vida comunitária
Chamadas e reunidas por Deus, vivemos em Comunidade fraterna em vista da Missão específica de serviço.
Procuramos fazer de nossa vida comunitária uma imagem da vida trinitária, segundo a expressão dos Fundadores, que queriam ver as Irmãs vivendo “num só coração e numa só alma”.
Missão
“A Companhia é Missionária por Natureza”
Desde as origens São Vicente e Santa Luísa, respondendo aos apelos de seu tempo, enviaram as Filhas da Caridade ao encontro dos pobres. Assim puderam conservar a mobilidade e a disponibilidade necessárias e viver no meio daqueles a quem serviam.
Diferenciando das exigências da Vida religiosa do seu tempo, os Fundadores deram às Irmãs a seguinte norma de vida:
“...terão por mosteiro as casas dos doentes e aquela em que reside a Superiora:
- por cela, um quarto de aluguer;
- por capela, a Igreja da Paróquia;
- por claustro as ruas da cidade;
- por clausura a obediência, devendo ir à casa dos doentes e aos lugares necessários ao seu serviço;
- por grade o temor de Deus; por véu a santa modéstia, sem outra profissão;
- terão uma contínua confiança na Divina Providência pela oferenda que Lhe fazem de tudo o que são e do próprio serviço na pessoa dos Pobres.
Devido a estas considerações devem possuir tantas ou mais virtudes como se fossem professas em uma Ordem Religiosa...” (SVP – 24.08.1659)
O Serviço é para as Filhas da Caridade, a expressão da sua consagração a Deus na Companhia e dá-lhes todo o sentido.
Atentas aos apelos de Deus e aos sinais dos tempos tentamos responder aos apelos actuais da Igreja e dos pobres pelo trabalho em: creches, escolas, hospitais, orfanatos, deficientes profundos, prisões, lares de terceira idade, centros de dia, leprosos, imigrantes, integradas às mais diversas Pastorais pedidas pela Santa Igreja como acompanhamento de jovens, de casais e pessoas necessitadas, bem como todo o género de carências que surjam no mundo de hoje.
Animam-nos constantemente as expressões dos nossos Santos Fundadores:
“O Fim principal para o qual Deus chamou e reuniu as Filhas da Caridade é para honrar Nosso Senhor Jesus Cristo, como fonte e modelo de toda a caridade, servindo-o corporal e espiritualmente na pessoa dos Pobres”.
“Se estais na capela em oração e um Pobre bater à porta, deixai a oração e ide servir o Pobre porque ir ao Pobre, é deixar Deus por Deus” (S. Vicente de Paulo).
“Dez vezes ireis aos Pobres, dez vezes encontrareis a Deus”
“Servir aos pobres é servir ao próprio Jesus Cristo”
“Só tendes o direito ao vestuário e à alimentação, o restante pertence ao serviço dos Pobres”.
“Servir aos Pobres com compaixão, com devoção, cordialidade, respeito e devoção, pois neles servis ao próprio Jesus Cristo que disse, tudo o que fizerdes aos mais pequeninos dos Meus, é a Mim mesmo que o fazeis”.
“Tendes uma vocação que vos obriga a assistir indiferentemente a todas as pessoas, homens, mulheres, crianças e, em geral, todos os pobres que precisam de vós” (São Vicente – 06‑01‑1658).
“Deveis estar prontas a servir os pobres em todos os lugares aonde vos enviarem: nos campos de batalha, junto aos pobres criminosos e, em geral, em todos os lugares onde puderdes assistir os pobres pois esta é a vossa finalidade na Santa Igreja” (SVP – 18‑10‑1655)
As Irmãs Idosas e doentes fazem parte da nossa missão, por suas orações e pela oferenda de seus sofrimentos, bem como seu testemunho de vida e de paciência. São cercadas de afeição e de carinho por toda a comunidade que as ajuda a aceitar na paz as limitações da idade e da saúde, como uma forma de serviço. As que partem para Deus pelo falecimento, são sempre lembradas nas orações e no pensamento de cada Filha da Caridade, pelo testemunho de amor e de serviço, deixados à Companhia.
Em Sintra – Rio de Mouro
Estamos em Rio de Mouro, desde 4 de Outubro de 2015, onde a pedido do Sr. Bispo D. Joaquim Mendes e do nosso Prior Pe. Carlos Gonçalves, actuamos junto do Centro Comunitário da Paróquia Nossa Senhora da Paz de Rio de Mouro como:
• Atendimento aos Imigrantes, famílias e jovens
• Pessoas idosas – no Centro-Dia
• Visitas ao Domicílio
• Distribuição de alimentos provenientes do Banco Alimentar
• Serviços da Paróquia em geral (Catequese, Liturgia, Cartório, Sacristia, Funerais, etc.)
• Acompanhamos os Paroquianos em todos os Ofícios Litúrgicos e com grande alegria nos sentimos parte de uma grande família paroquial.
Somos uma Comunidade de quatro Irmãs, uma Comunidade internacional, de Irmãs vindas de três países de Língua portuguesa: uma Irmã Portuguesa, duas Irmãs Moçambicanas e uma Irmã Brasileira. Juntas buscamos viver intensamente o Carisma deixado pelos nossos Fundadores há mais de 350 anos: “Doadas inteiramente a Deus, para o serviço de Jesus Cristo nos Pobres, em espírito de humildade, simplicidade e caridade”
Residimos num apartamento, alugado pela Paróquia de Rio de Mouro, na Rinchoa, Rua da Choupaninha, 9 – 1° esquerdo, com o nome de: “Casa Nossa Senhora de Fátima”, sob a jurisdição da Província das Irmãs, Filhas da Caridade, cuja Casa Provincial se situa em Lisboa, Rua Marechal Craveiro Lopes, nº 10 – no Campo Grande.
Estamos ainda a organizar os nossos projectos de acção, conscientes de que nosso Carisma nos impulsiona a ir ao encontro de todas as carências de nossos irmãos: crianças, jovens, famílias, pessoas em todas as idades.
Se os nossos Fundadores, São Vicente de Paulo e Santa Luísa de Marillac estivessem ao vivo hoje, na nossa missão, diriam certamente segundo seu costume:
“Bendito seja Deus, minhas Filhas, que vos reuniu aqui, e para fazer o quê? Para fazer aquilo que fez o Filho de Deus na Terra”.
Ir. Marlene Terezinha Rosa, Filha da Caridade