Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena
As Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena são uma Congregação Portuguesa de Direito Pontifício, fundada por Teresa de Saldanha Oliveira e Sousa. Pertence à Ordem Dominicana, fundada em 1216 por Domingos de Gusmão e, como tal, o seu carisma é a pregação da Verdade.
Os seus pilares de vida são a oração, o estudo, a vida comunitária e o apostolado.
A Congregação encontra-se espalhada pela Europa (Portugal e Albânia), América do Sul (Brasil e Paraguai), África (Angola e Moçambique) e Ásia (Timor).
Na Vigararia de Sintra tem casa na Quinta do Ramalhão em S. Pedro de Penaferrim. Durante 70 anos as Irmãs Dominicanas dirigiram o Colégio de S. José. Foi primeiro um internato de meninas, depois um internato e externato só para meninas e, nos anos 80, aberto aos alunos do sexo masculino que iniciavam o estudo nos primeiros anos. Aqui se ministrava o ensino (da pré‑primária ao secundário), se formava nos valores, se preparava para a vivência cristã e para a recepção dos Sacramento, e se projectavam as aptidões e gostos dos alunos em vista a uma realização na vida futura. Igualmente se faziam festas, arraiais e viagens, em que se pedia a colaboração dos pais, professores e funcionários.
Desde há dois anos as Irmãs cederam a direcção à APECEF, embora continuem a viver no Palácio e procurem manter a sua missão apostólica. Tomam conta do culto, cuidam da quinta, participam voluntariamente nalgumas actividades do Colégio, divulgam entre os alunos e professores o carisma Dominicano, relacionam-se com pais e alunos, colaboram na catequese. A casa continua aberta a todos aqueles que nos procuram e estamos a tentar dar início a actividades culturais para os jovens desta região.