Você está aqui: Entrada / Vida Consagrada / Irmãs do Bom Pastor

Congregação de Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor

A Congregação de Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor foi fundada no século XIX por Santa Maria Eufrásia Pelletier, batizada com o nome de Rosa Virginia Pelletier, ela nasceu na ilha de Noirmontier, região da Vandea, França, no dia 31 de Julho de 1796.

Em Outubro de 1914, com 18 anos, Rosa Virgínia respondeu ao chamamento de Deus e entrou para a Congregação de Nossa Senhora da Caridade do Refúgio em Tur, fundada por S. João Eudes em 1641, destinada à reabilitação das jovens e mulheres em perigo moral e reeducação cristã.

Em 1817, fez os votos religiosos e tomou o nome de Maria de Santa Eufrásia e, aos vinte e nove anos, foi nomeada superiora desse mosteiro. Em 1829, fundou, em Angers, um novo Refúgio, nome usado para designar uma Casa, do qual se tornou superiora depois de dois anos. Dessa forma, deu um grande impulso para a continuação do trabalho apostólico. A Casa de Angers tornou-se a Casa-mãe de uma Congregação paralela à ordem de Nossa Senhora da Caridade. Assim, foi fundada a Ordem de Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor, da qual se tornou a superiora geral até o fim da vida. Ela encontrou muitas resistências, porém, em 1835, o papa Gregório XVI, que concordava com ela, aprovou a nova Congregação.

Santa Maria Eufrásia fundou 110 casas durante a sua vida. Quando morreu em Angers, a 24 de Abril de 1868, vitimada por um tumor que lhe causou muito sofrimento, a congregação existia em vários países e contava com 2.760 religiosas, 960 utentes e 15.000 jovens e meninas órfãos.

Madre Santa Eufrásia foi beatificada em 30 de Abril de 1933 por Pio XI e canonizada por Pio XII a 2 de Maio de 1940.

Atualmente a congregação está presente em 73 países. Somos aproximadamente 4000 irmãs e numerosos leigos que trabalham para defender os direitos das mulheres, jovens e crianças, e promover a justiça social e económica. Desde 1996 a congregação é reconhecida como uma ONG na ONU e na ECOSOC.

Através do carisma da congregação somos chamadas a ser expressão de amor misericordioso de Jesus Bom Pastor… a Igreja confia-nos uma participação na sua missão de reconciliação. Exprimimos o nosso carisma através de uma vida apostólica ou contemplativa.

Em Portugal temos 13 comunidades de vida apostólica. Trabalhamos sobretudo com jovens e mulheres com dificuldade. Estamos também inseridas em alguns bairros sociais e apoiamos os mais desfavorecidos. Procuramos também dentro das possibilidades colaborar com as paróquias onde estamos. Neste momento estamos em processo de abertura de uma comunidade contemplativa.

Temos muitos leigos colabores que trabalham connosco nas nossas instituições e um grupo de amigos da união com quem partilhamos a nossa espiritualidade de reconciliação e misericórdia.

A Casa de Sant’Ana é uma comunidade de inserção para mulheres em situação de risco, situada na Estrada dos Pexiligais nº 46, paróquia de Algueirão - Mem Martins, é uma IPSS fundada pela congregação em 1985, tem a missão de acolher temporariamente mulheres com ou sem filhos em situação de risco e ou vítimas de violência doméstica procurando proporcionar-lhes um ambiente familiar e seguro de bem-estar, assim como acompanhá-las no seu processo de autonomia e valorização pessoal desenvolvendo competências para a construção e concretização de um projecto de vida consistente com vista à sua reintegração social.

Há um programa a ser desenvolvido enquanto estas se encontram na Comunidade de Inserção, este programa tem a duração média de 6 meses, consta de encontros de formação, colaboração e aprendizagem dos serviços de cozinha, lavandaria e jardim nos primeiros meses. Nos últimos tempos, procura de emprego, de creche para os filhos e habitação com o objectivo da sua reintegração na sociedade. O tempo delas na Instituição depende da situação de cada caso, geralmente ultrapassa os 6 meses.

Na Casa de Sant’Ana são defendidos os seguintes valores: misericórdia, igualdade, compromisso, respeito, transparência, liberdade, fé, solidariedade, valorização da pessoa, universalidade, justiça e paz.