Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora (Obra da Imaculada Conceição e de Santo António)
A nossa espiritualidade é a espiritualidade da Família Franciscana. Viver o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo à maneira de Francisco de Assis, é a nossa divisa. Uma espiritualidade de comunhão, que tem a sua fonte na contemplação de Jesus Cristo incarnado, pobre e crucificado, e na Eucaristia, mistério de unidade e de comunhão.
A 6 de Outubro de 1976, ano em que celebrávamos os 750 anos da morte de S. Francisco e 100 anos da fundação da sua primeira comunidade em Portugal, abriu oficialmente a comunidade em D. Maria (Lar das meninas) que, a partir de então, assumiu a responsabilidade do internato da Obra da Imaculada Conceição e Santo António, conhecida também, por obra do Padre Abel, instituição pertencente à Província Portuguesa da Ordem Franciscana, fundada em 1952, com a finalidade de recolher crianças privadas de ambiente familiar normal, dando mesmo preferência às crianças abandonadas. As Irmãs dividiam-se, deslocando-se todos os dias para Caneças, onde funcionava o Lar masculino.
Atualmente a realidade é diferente, esta instituição é uma IPSS. As irmãs por esse mesmo motivo mudaram a sua 'forma de acção', apoiam sempre que possível as crianças e adolescentes. A sua presença é um testemunho que passa nas palavras, atitudes, gestos. Este é um complexo ambiente educativo que envolve menores e adultos, com imensas dificuldades, muitos chegam à Instituição através da comissão de proteção de menores e são oriundos de famílias com problemas.
Vivem nesta comunidade quatro Irmãs FMNS. Além da sua missão na Instituição, colaboram nas paróquias mais próximas, dão catequese, participam nas celebrações/reflexões.