Você está aqui: Entrada / Notícias / Faleceu o Diácono Joaquim Craveiro

Faleceu o Diácono Joaquim Craveiro

Faleceu no dia 26 de fevereiro de 2024 o diácono Joaquim Gonçalves Craveiro, de 76 anos, que colaborou nas paróquias de Rio de Mouro e de Sintra.
Faleceu o Diácono Joaquim Craveiro

Diác. Craveiro

O corpo vai estar em câmara ardente na capela mortuária da Igreja de São Miguel, em Sintra, a partir das 17h00 desta terça-feira, 27 de fevereiro. A Missa exequial vai ser presidida pelo Patriarca Emérito de Lisboa, cardeal D. Manuel Clemente, na quarta-feira, 28 de fevereiro, às 15h00, na Igreja de São Miguel, seguindo o funeral para o cemitério municipal do Alto do Chão Frio, em Sintra.

Natural de Bendada, no concelho do Sabugal, na Diocese da Guarda, onde nasceu a 4 de janeiro de 1948, foi ordenado no primeiro grau da Ordem a 26 de junho de 2005, na Igreja de Santa Maria de Belém, no Mosteiro dos Jerónimos, pelo então Cardeal-Patriarca de Lisboa D. José Policarpo.

Após a ordenação, este diácono permanente foi nomeado para a paróquia de Rio de Mouro, na Vigararia de Sintra, onde ficou até julho de 2011, ano em que foi nomeado para as paróquias de Sintra (Santa Maria e São Miguel, São Martinho e São Pedro de Penaferrim). A 16 de julho de 2022, foi novamente colaborar na paróquia de Rio de Mouro, onde ficou até novembro passado.

Faleceu no dia 26 de fevereiro no Hospital, devido a doença cancerígena.

Ao longo da sua vida cristã, participou no movimento dos escuteiros do CNE como dirigente, no movimento das Equipas de Nossa Senhora (ele e a sua esposa, Maria de Lurdes, fundaram o setor de Sintra C, tendo sido o primeiro casal responsável de setor), participou no movimento do Renovamento Carismático, entre várias outras atividades.

Rezemos por ele, com gratidão pela sua vida e em especial pelo seu serviço na nossa Vigararia de Sintra, ao longo de vários anos!

Que Deus conforte a sua família, com a esperança de que, tendo o diácono Craveiro servido a Deus na vida presente, agora O encontre jubilosamente no Céu!