Você está aqui: Entrada / Vida Consagrada / Ordem Hospitaleira de S. João de Deus

Ordem Hospitaleira de São João de Deus

São João de Deus, o Santo da Hospitalidade morreu em 1550, mas deixou já alguns continuadores que tinham observado atentamente a sua obra e queriam seguir os seus passos, sob o lema: "para recuperar a razão e para combater as doenças do corpo e do espírito torna-se necessário rodear os enfermos de apoio, de conforto e de profundo calor humano."

A actual denominação da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus exprime a nossa Identidade, porque o motivo da nossa existência na Igreja é viver e manifestar o carisma da hospitalidade segundo o estilo de São João de Deus. Consagrados ao Pai pelo Espírito, seguimos mais de perto a Cristo casto, pobre, obediente e misericordioso. Deste modo, cooperamos na edificação da Igreja, servindo a Deus no homem que sofre. (Constituições, n.º1.)

A Missão da Ordem Hospitaleira é dedicar-se ao serviço da Igreja na assistência aos doentes e aos necessitados, com preferência pelos mais pobres. (Constituições n.º 5).

O impulso dado por S. João de Deus, à maneira de Cristo, no acolher e tratar dos doentes e necessitados marcou a expressão carismática da Instituição que perpetua o seu espírito e foi inspiração para que outras Instituições aparecessem na Igreja com finalidade semelhante. Assim, é importante referir que deverá ser sempre estabelecida uma aliança entre Irmãos e Colaboradores, alicerçada no dom da Hospitalidade, funcionando como impulso e estímulo para desenvolver a própria vocação, a fim de serem para o pobre e necessitado manifestação do amor misericordioso de Deus para com os homens (in Irmãos e Colaboradores unidos para promover e servir a vida).

Como Irmãos de S. João de Deus, aspiramos a encarnar com profundidade cada vez maior os sentimentos de Cristo para com o homem doente e necessitado, e manifestá-los com gestos de misericórdia: tornamo-nos fracos com o fraco e assistimo-lo como predilecto do Reino; anunciamos-lhe o amor do Pai e o mistério da sua salvação integral; defendemos os seus direitos e oferecemos a vida por ele. A nossa vida é para ele sinal e anúncio da vinda do Reino de Deus (Constituições, 3).

Somos Religiosos Consagrados que procuramos viver a nossa entrega a Cristo servindo ao homem que sofre. Atuamos na área da saúde: hospitais, lares, albergues, centros psiquiátricos... Lutamos pela humanização e dignidade do ser humano.

Enquanto Consagrados, emitimos votos públicos de castidade, pobreza, obediência e hospitalidade. Vivemos em comunidade, animando-nos a crescer na fé, na fraternidade e no serviço apostólico.

Preparamo-nos profissionalmente na área de saúde e acção social para atuarmos como enfermeiros, terapeutas, assistentes sociais, psicólogos, médicos, fisioterapeutas, administradores, etc. Excepcionalmente alguns irmãos são ordenados sacerdotes.

A Ordem Hospitaleira de S. João de Deus encontra-se actualmente presente em 50 países, nos cinco continentes, com cerca de 400 obras apostólicas (hospitais, clínicas, centros, missões humanitárias em países em vias de desenvolvimento). Tendo recebido como herança o carisma da hospitalidade, os Irmãos de S. João de Deus seguem o exemplo do Santo fundador, acompanhados por colaboradores profissionais e por cerca de 8.000 voluntários que assistem anualmente cerca de 17 milhões de pessoas.

Em Sintra, os Irmãos estão no Telhal, desde 1893.

Pode ser consultado o calendário das actividades de Outubro de 2018 a Setembro de 2019...