Você está aqui: Entrada / Vida Consagrada / Padres Rogacionistas do Coração de Jesus

Congregação dos Padres Rogacionistas do Coração de Jesus

A Congregação dos Padres Rogacionistas do Coração de Jesus foi fundada por Santo Aníbal Maria Di Francia (1851- 1927).

Ele sentiu sobretudo a urgência de realizar o mandamento evangélico de Jesus: “Rogai ao Senhor da messe para que envie operários à sua messe” (Mt. 9,38).

Aos Rogacionistas deixou a tarefa de empenhar-se com todas as forças para que a oração e o trabalho em favor de TODAS as vocações (sacerdotais, religiosas e leigas) se tornasse incessante e universal.

Do mesmo modo, deu origem na Igreja e no mundo a um grande MOVIMENTO de ORAÇÃO pelas vocações, junto das famílias, comunidades, paróquias e movimentos.

Convencido que as vocações são unicamente “dom de Deus e fruto da oração”, ensinava que os operários da messe, além dos sacerdotes e consagrados, são também todos aqueles que são chamados a empenhar-se nas actividades caritativas na Igreja e na sociedade civil: políticos, pais, professores, educadores, catequistas…

Para concretizar tal finalidade partilhou o seu CARISMA, a sua experiência espiritual e a sua missão com numerosos leigos, homens e mulheres, fundando, também, duas Congregações religiosas: Os Padres Rogacionistas (1897) e as Irmãs Filhas do Divino Zelo (1887), dando-lhes a missão de viver o espírito do “Rogai ao Senhor da messe…” e de defender, com todos os meios ao seu alcance, os pobres espirituais e materiais, especialmente idosos, jovens e meninos, através das inúmeras instituições caritativas por ele abertas.

Doente e cansado, adormeceu no Senhor em 1 de Junho de 1927.

O Papa São João Paulo II celebrou o rito de sua Beatificação em Outubro de 1990 e de sua Canonização em Maio de 2004.

A sua memória litúrgica ocorre a 1 de Junho.

Hoje as duas Congregações estão presentes em: Europa (Espanha, Itália, Inglaterra, Eslovénia, Albânia, Polónia, Irão, Jordânia, Alemanha, Portugal) - África (Camarões, Ruanda, Angola) - Ásia (Filipinas, Indonésia, Vietname, Papua Nova Guiné, Coreia, Índia) - Américas (Colômbia, Brasil, E.U.A., México, Argentina, Uruguai, Paraguai) - Austrália.

Estão presentes na Vigararia de Sintra, na paróquia de Montelavar, os padres Luigi Amato, Luigi Paolo Di Bitonto e Danilo Silva Bhartolo.