Você está aqui: Entrada / Vida Consagrada / Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo

Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo

Origem

Fundada na França no século XVII, no ano de 1633, por São Vicente de Paulo e Santa Luísa de Marillac, é conhecida na Igreja com o nome de COMPANHIA DAS FILHAS DA CARIDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO, SERVAS DOS POBRES. Participamos da missão universal de salvação da Igreja, conforme o carisma dos Fundadores: “Inteiramente doadas a Deus para o serviço de Jesus Cristo nos Pobres”.

Impelidas pelo amor de Cristo e animadas por uma profunda vida de oração, vivemos em comunidade, a apoiar-se umas às outras na missão comum de servir a Jesus Cristo nos mais pobres.

Fazemos votos de Castidade, Pobreza e Obediência, e um Voto Especial que é o de Serviço dos Pobres. Estes (4) votos são simples, anuais e sempre renováveis.

Somos reconhecidas, na Igreja, como uma Sociedade de Vida Apostólica em Comunidade.

Onde estamos e o que fazemos

As Filhas da Caridade estão presentes em 95 Países, num total de 17.701 Irmãs, contando com 215 Noviças. 

Atentas aos apelos de Deus e aos sinais dos tempos tentamos responder às necessidades actuais, trabalhando em: Creches, Jardins-de-Infância, Escolas, Lares de 3ª idade, Hospitais, serviço de prevenção contra SIDA, Visitas ao domicílio, Apoio a imigrantes, Pequenas Comunidades com presença e acção nas Periferias, Centros de dia, Apoio ao banco alimentar contra a fome, Dispensários, Internato para crianças, Catequeses, Apoio de ajuda à Igreja que sofre, Missões ad Gentes, Serviço de ajuda na libertação do tráfico humano, em especial mulheres e crianças, assim como outras actividades solicitadas pela Igreja.

Espiritualidade

Atentas ao convite de Jesus. “Tudo o que fizerdes a um destes irmãos mais pequeninos é a mim que o fazeis” descobrimos a beleza e a grandeza da entrega total ao Senhor e desejamos servi-Lo na Pessoa dos mais pobres e mais abandonados da sociedade.

A oração sustenta o nosso serviço e o serviço alimenta a nossa oração. É aqui que encontramos toda a unidade da nossa vida. A oração em comunidade e a partilha da vida entre as Irmãs, dá força e ânimo à nossa Missão.

A Eucaristia é o centro da nossa vida e da nossa missão. Aí nos encontramos com Cristo e com os irmãos e Lhe confiamos as alegrias, as esperanças e as angústias de toda a humanidade.

Desde a origem, cultivamos uma profunda devoção Marial, considerando, por uma consagração especial da Santa Fundadora, “Maria a única Mãe da Companhia”.

Vida comunitária

Chamadas e reunidas por Deus, vivemos em Comunidade fraterna em vista da Missão específica de serviço.

Procuramos fazer de nossa vida comunitária uma imagem da vida trinitária, segundo a expressão dos Fundadores, que queriam ver as Irmãs vivendo “num só coração e numa só alma”.

Missão

“A Companhia é Missionária por Natureza”

Desde as origens São Vicente e Santa Luísa, respondendo aos apelos de seu tempo, enviaram as Filhas da Caridade ao encontro dos pobres. Assim puderam conservar a mobilidade e a disponibilidade necessárias e viver no meio daqueles a quem serviam.

Diferenciando das exigências da Vida religiosa do seu tempo, os Fundadores deram às Irmãs a seguinte norma de vida:

“...terão por mosteiro as casas dos doentes e aquela em que reside a Superiora:

- por cela, um quarto de aluguer;

- por capela, a Igreja da Paróquia;

- por claustro as ruas da cidade;

- por clausura a obediência, devendo ir à casa dos doentes e aos lugares necessários ao seu serviço;

- por grade o temor de Deus; por véu a santa modéstia, sem outra profissão;

- terão uma contínua confiança  na Divina Providência pela oferenda  que Lhe fazem de tudo o que são e do próprio serviço na pessoa dos Pobres.

Devido a estas considerações devem possuir tantas ou mais virtudes como se fossem professas em uma Ordem Religiosa...” (SVP – 24.08.1659)

O Serviço é para as Filhas da Caridade, a expressão da sua consagração a Deus na Companhia e dá-lhes todo o sentido.

Atentas aos apelos de Deus e aos sinais dos tempos tentamos responder aos apelos actuais da Igreja e dos pobres pelo trabalho em: creches, escolas, hospitais, orfanatos, deficientes profundos, prisões, lares de terceira idade, centros de dia, leprosos, imigrantes, integradas às mais diversas Pastorais pedidas pela Santa Igreja como acompanhamento de jovens, de casais e pessoas necessitadas, bem como todo o género de carências que surjam no mundo de hoje.

Animam-nos constantemente as expressões dos nossos Santos Fundadores:

“O Fim principal para o qual Deus chamou e reuniu as Filhas da Caridade é para honrar Nosso Senhor Jesus Cristo, como fonte e modelo de toda a caridade, servindo-o corporal e espiritualmente na pessoa dos Pobres”.

“Se estais na capela em oração e um Pobre bater à porta, deixai a oração e ide servir o Pobre porque ir ao Pobre, é deixar Deus por Deus” (S. Vicente de Paulo).

“Dez vezes ireis aos Pobres, dez vezes encontrareis a Deus”

“Servir aos pobres é servir ao próprio Jesus Cristo”

“Só tendes o direito ao vestuário e à alimentação, o restante pertence ao serviço dos Pobres”.

“Servir aos Pobres com compaixão, com devoção, cordialidade, respeito e devoção, pois neles servis ao próprio Jesus Cristo que disse, tudo o que fizerdes aos mais pequeninos dos Meus, é a Mim mesmo que o fazeis”.

“Tendes uma vocação que vos obriga a assistir indiferentemente a todas as pessoas, homens, mulheres, crianças e, em geral, todos os pobres que precisam de vós” (São Vicente – 06‑01‑1658).

“Deveis estar prontas a servir os pobres em todos os lugares aonde vos enviarem: nos campos de batalha, junto aos pobres criminosos e, em geral, em todos os lugares onde puderdes assistir os pobres pois esta é a vossa finalidade na Santa Igreja” (SVP – 18‑10‑1655)

  As Irmãs Idosas e doentes fazem parte da nossa missão, por suas orações e pela oferenda de seus sofrimentos, bem como seu testemunho de vida e de paciência. São cercadas de afeição e de carinho por toda a comunidade que as ajuda a aceitar na paz as limitações da idade e da saúde, como uma forma de serviço. As que partem para Deus pelo falecimento, são sempre lembradas nas orações e no pensamento de cada Filha da Caridade, pelo testemunho de amor e de serviço, deixados à Companhia.

Em  Sintra – Rio de Mouro

Estamos em Rio de Mouro, desde 4 de Outubro de 2015, onde a pedido do Sr. Bispo D. Joaquim Mendes e do nosso Prior Pe. Carlos Gonçalves, actuamos junto do Centro Comunitário da Paróquia Nossa Senhora da Paz de Rio de Mouro como: 

• Atendimento aos Imigrantes, famílias e jovens

• Pessoas idosas – no Centro-Dia

• Visitas ao Domicílio

• Distribuição de alimentos provenientes do Banco Alimentar

• Serviços da Paróquia em geral (Catequese, Liturgia, Cartório, Sacristia, Funerais, etc.)  

• Acompanhamos os Paroquianos em todos os Ofícios Litúrgicos e com grande alegria nos sentimos parte de uma grande família paroquial.

Somos uma Comunidade de quatro Irmãs, uma Comunidade internacional, de Irmãs vindas de três países de Língua portuguesa: uma Irmã Portuguesa, duas Irmãs Moçambicanas e uma Irmã Brasileira. Juntas buscamos viver intensamente o Carisma deixado pelos nossos Fundadores há mais de 350 anos: “Doadas inteiramente a Deus, para o serviço de Jesus Cristo nos Pobres, em espírito de humildade, simplicidade e caridade”

Residimos num apartamento, alugado pela Paróquia de Rio de Mouro, na Rinchoa, Rua da Choupaninha, 9 – 1° esquerdo, com o nome de: “Casa Nossa Senhora de Fátima”, sob a jurisdição da Província das Irmãs, Filhas da Caridade, cuja Casa Provincial se situa em Lisboa, Rua Marechal Craveiro Lopes, nº 10 – no Campo Grande.

Estamos ainda a organizar os nossos projectos de acção, conscientes de que nosso Carisma nos impulsiona a ir ao encontro de todas as carências de nossos irmãos: crianças, jovens, famílias, pessoas em todas as idades.

Se os nossos Fundadores, São Vicente de Paulo e Santa Luísa de Marillac estivessem ao vivo hoje, na nossa missão, diriam certamente segundo seu costume:

“Bendito seja Deus, minhas Filhas, que vos reuniu aqui, e para fazer o quê? Para fazer aquilo que fez o Filho de Deus na Terra”.

Ir. Marlene Terezinha Rosa, Filha da Caridade