Você está aqui: Entrada / Vida Consagrada / Dominicanas de Santa Catarina de Sena

Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena

As Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena são uma Congregação Portuguesa de Direito Pontifício, fundada por Teresa de Saldanha Oliveira e Sousa. Pertence à Ordem Dominicana, fundada em 1216 por Domingos de Gusmão e, como tal, o seu carisma é a pregação da Verdade.

Os seus pilares de vida são a oração, o estudo, a vida comunitária e o apostolado.

A Congregação encontra-se espalhada pela Europa (Portugal e Albânia), América do Sul (Brasil e Paraguai), África (Angola e Moçambique) e Ásia (Timor).

Na Vigararia de Sintra tem casa na Quinta do Ramalhão em S. Pedro de Penaferrim. Durante 70 anos as Irmãs Dominicanas dirigiram o Colégio de S. José. Foi primeiro um internato de meninas, depois um internato e externato só para meninas e, nos anos 80, aberto aos alunos do sexo masculino que iniciavam o estudo nos primeiros anos. Aqui se ministrava o ensino (da pré­‑primária ao secundário), se formava nos valores, se preparava para a vivência cristã e para a recepção dos Sacramento, e se projectavam as aptidões e gostos dos alunos em vista a uma realização na vida futura. Igualmente se faziam festas, arraiais e viagens, em que se pedia a colaboração dos pais, professores e funcionários.

Desde há dois anos as Irmãs cederam a direcção à APECEF, embora continuem a viver no Palácio e procurem manter a sua missão apostólica. Tomam conta do culto, cuidam da quinta, participam voluntariamente nalgumas actividades do Colégio, divulgam entre os alunos e professores o carisma Dominicano, relacionam-se com pais e alunos, colaboram na catequese. A casa continua aberta a todos aqueles que nos procuram e estamos a tentar dar início a actividades culturais para os jovens desta região.