Você está aqui: Entrada / Vida Consagrada / Missionários da Consolata

Missionários da Consolata

O Instituto dos Missinários da Consolata foi fundado na Diocese de Turim, em Itália, por José Allamano.

Nascido em 1851 no seio de uma família cristã, veio a ser ordenado padre diocesano, formador do Seminário, reitor do Santuário de Nossa Senhora da Consolata e por fim fundador do Instituto Missionário primeiro masculino (1901) e depois também feminino (1910).

Com simplicidade de espírito e ciente de que os filhos (Missionários e Missionárias da Consolata) continuariam a obra começada, foi chamado à casa de Deus Pai no dia 16 de Fevereiro de 1926. Foi beatificado pelo Papa João Paulo II o 7 de Outubro de 1990.

Os Missionários da Consolata vieram para Portugal em 1943 e cresceram à sombra do Santuário de Nossa Senhora de Fátima. No serviço que realizam na Igreja portuguesa tem prioridade absoluta o trabalho de animação missionária e vocacional e a formação dos candidatos nos seminários. Confirmam-no as dezenas de missionários da Consolata portugueses que já trabalham em territórios de missão.

Actualmente têm comunidades de vida missionária em Fátima, Águas Santas, Cacém e Lisboa, donde coordenam todas as actividades:

* Ajudam as comunidades cristãs a tomarem consciência da dimensão missionária da sua vocação baptismal, sobretudo através de anúncio directo nas comunidades paroquiais (Jornadas e/ou semanas Missionárias).

* Apoiam os grupos juvenis paroquiais e estimulam a criação de grupos próprios, como contributo para a formação do laicado missionário e proposta vocacional específica (Jovens Missionários da Consolata, grupos de "Oração e Missão", etc.)

* Dedicam-se, nos Seminários, à Formação dos candidatos à vida missionária (Sacerdotes ou Irmãos).

* Estimulam a solidariedade espiritual e material, animando particularmente os cristãos que desejam cooperar em projectos concretos de apoio aos missionários (Colaboradores missionários, Amigos Missionários da Consolata, Laicado missionário).

* Propõem a imprensa missionária, revistas, calendários e livros, como forma concreta de conhecer e apoiar a actividade missionária da Igreja e de ajudar os cristãos a crescer na abertura a outras culturas e a compreender e universalidade da Missão.

Os Missionários da Consolata atualmente estão presentes em quatro continentes:

- ÁFRICA: Quénia, Tanzânia, Etiópia, Moçambique, R. D. Congo, África do Sul, Uganda, Costa de Marfim e Jibúti.

- AMÉRICA: Argentina, Brasil, Colômbia, Canadá, Estados Unidos, Equador, México e Venezuela.

- EUROPA: Portugal, Itália, Espanha, Inglaterra e Polónia.

- ÁSIA: Coreia do Sul e Mongólia

“Vivemos da Herança do Fundador”

A nossa finalidade está expressa no lema que nos foi dado "Anunciarão a minha glória a todos os povos" (Is. 66,19). Isto é Missão de "Primeiro Anúncio" ao mundo inteiro. Este é o nosso carisma, que se expressa de várias formas:

•   Anunciar Cristo onde Ele ainda não é conhecido;

•   Colaboração temporária na Igreja Local, para o seu crescimento e consolidação;

•   Sensibilização da dimensão missionária da vocação Cristã, através do trabalho de Animação Missionária e Vocacional;

•   Evangelização em áreas específicas: Catequese, Educação, Saúde, Promoção Humana, Formação de Lideranças; os nossos preferidos são os mais pobres tanto na cidade como no campo.

A nossa espiritualidade é marcada por seis características:

•   Devoção mariana. Com Maria anunciamos a Glória de Deus a todos os povos. Ela é modelo de virtude. A Consolata é a nossa Mãe.

•   Vida eucarística. A Eucaristia é a fonte e o centro da evangelização, é o centro da vida do indivíduo e da comunidade.

•   Amor e fidelidade à Igreja. Fiel às suas directrizes, cada missionário compromete-se na obra de evangelização da Igreja.

•   Amor à Liturgia. Celebramos e participamos nela devota e dignamente, porque aí celebramos os mistérios da nossa fé.

•   Espírito de Família. Reunidos em nome do Senhor, vivemos a missão como um só projecto em qualquer lugar onde estamos presentes. Esta comunhão é a alma e a vida da nossa família.

•   Amor ao trabalho. O trabalho manual dá ao missionário o sentido prático da vida e do serviço.