Você está aqui: Entrada / Vida Consagrada / Clarissas, Irmãs da Ordem de Santa Clara de Assis

Clarissas, Irmãs da Ordem de Santa Clara de Assis

Quem somos nós as Clarissas?

A nossa Vocação é o maior dom que recebemos de Deus. Ele nos escolheu e nós correspondemos ao Seu apelo. Fomos Consagradas pelo Baptismo e depois pelos 4 Votos: Pobreza, Obediência, Virgindade e Clausura

A nossa Ordem nasceu da inspiração do Senhor a S. Francisco de Assis, para viver na Igreja segundo a forma do santo Evangelho, e Sta Clara de Assis participou desta Vocação, por isso somos chamadas, Irmãs Clarissas; formamos a 2ª Ordem Franciscana.

Vivemos em Fraternidade amando-nos mutuamente com o amor de Cristo que é o vínculo da perfeição. A nossa comunhão fraterna, constitui o elemento essencial e é suscitada, nutrida e vivificada pelo Espírito. A clausura é a nossa opção eclesial de viver no recolhimento com Cristo em Deus. A nossa atividade principal é a oração, de louvor e súplica em prol da Igreja e da Humanidade.

Os contactos com o mosteiro pedindo o apoio espiritual são frequentes.

O nosso trabalho consiste no desempenho das tarefas domésticas próprias do mosteiro; para além dele, dedicamo-nos à confeção de hóstias e a trabalhos manuais.

A Eucaristia é o centro principal de cada dia.

Deus, e só Deus, é a origem da nossa singular Vocação Contemplativa, vivendo na intimidade com Ele, amando-O e deixando-nos amar por Ele.

Em 1980 foi inaugurado o nosso Mosteiro, aqui, em Monte Santos - Sintra

Presentemente somos 11 Irmãs de Votos Solenes e uma noviça do 2º ano. Há algumas jovens em discernimento Vocacional para a nossa Comunidade.

São muitos os grupos paroquiais que nos visitam a fim de conhecer o nosso teor de vida e passarem algum tempo de oração e reflexão.

A capela do nosso mosteiro está aberta ao público, desde as 7h até às 20.30h; nela se celebra diariamente a Santa Missa e temos o SSmo Sacramento solenemente Exposto durante todo o dia.

Nas primeiras quintas-feiras de cada mês a adoração ao SSmo Sacramento prolonga-se até à meia-noite com a presença de alguns fiéis.

Todas as segundas feiras das 21 às 22h temos um grupo de leigos que em oração Mariana e Eucarística imploram a Deus que apresse o “Triunfo do Coração Imaculado de Maria” no mundo.

Nos dias 25 de cada mês das 15h às 16h reúne-se na nossa capela um grupo de fiéis intitulado “A Armada de Maria”.