Você está aqui: Entrada / Notícias / Café Memória

Café Memória

O Café Memória Sintra é um local de encontro destinados a pessoas com problemas de memória (queixas subjetivas) ou diagnóstico de demência e respetivos familiares e cuidadores, para partilha de experiências e suporte mútuo.

Em Portugal, os Cafés Memória resultam da iniciativa de 2 entidades promotoras: a associação Alzheimer Portugal e a empresa Sonae Sierra e de um conjunto de entidades que iniciaram o projeto piloto em Lisboa e Cascais em Abril 2013. Atualmente existem 18 Cafés Memória e mais de 60 parceiros a nível nacional e local. No contexto da sua expansão pelo território português estabeleceu-se a parceria com a Casa de Saúde do Telhal como promotor local em associação com outros parceiros na comunidade como a Camara Municipal de Sintra, e a Associação Cultural e Desportiva Sintrense.

O Café Memoria é um serviço gratuito que não requer marcação prévia, que ocorre num espaço tipo café sediado na comunidade - cafetaria Mantero da Biblioteca Municipal de Sintra. Ocorre mensalmente, no 2º sábado do mês, das 10 às 12h, num ambiente acolhedor, alternando entre discussão de um tema ou realização de atividades lúdicas e estimulantes, com uma pausa para convívio e café. Entre os temas já abordados contam-se o envelhecimento, a importância da família no cuidado da pessoa com demência  e as alterações do comportamento na demência.

Entre as atividades lúdicas realizadas, contam-se um quizz musical, aula de movimento/dança e jogos cognitivos. Contamos com a colaboração de convidados de diferentes áreas (neurologistas, psiquiatras, enfermeiros, psicólogos,..) dedicados a estas problemáticas. Conta também com a dinamização por 2 profissionais  de saúde, com experiência na área e com um grupo de voluntários a quem foi dada formação prévia.

O próximo café memória é no próximo sábado dia 10 de Novembro de 2018, sob o tema "O exercício físico na terceira idade" e conta com a presença do  personal trainer  Paulo Quin.