Você está aqui: Entrada / Eventos / "Escutar para Agir" - Seminário promovido pelos Vicentinos, aberto a todos

"Escutar para Agir" - Seminário promovido pelos Vicentinos, aberto a todos

O Padre Peter Stilwell irá abordar os capítulos 1 e 8 da Encíclica "Fratelli Tutti".
Quando 2021-10-27
de 21:15 até 23:00
Onde Sala Cardeal Policarpo, na igreja de São Miguel de Sintra
Nome do Contacto Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP)
Adicionar evento ao calendário vCal
iCal

A formação é uma ferramenta fundamental dentro da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), porque só com membros bem formados poderemos melhorar a eficiência e eficácia do serviço aos assistidos.

A formação das consócias e dos confrades (vicentinos) é essencial, não só para saber lidar com os desafios na prática organizada da caridade fraterna, bem como para o nosso carisma através do crescimento na fé de modo a ser um verdadeiro mensageiro de Jesus junto dos mais desfavorecidos.

Ao longo do ano de 2021 ocorrerão seminários denominados “ESCUTAR PARA AGIR” no âmbito dos temas da FRATELLI TUTTI. Estes seminários serão abertos a todas as comunidades. Porquê?

Porque o objetivo é identificar ações concretas para o bem comum à luz da FRATELLI TUTTI e implementá-las em parceria com voluntários das comunidades, grupos e movimentos de leigos da Igreja ou com a sociedade civil organizada em geral, ou com os governantes políticos, reforçando deste modo os processos de ajuda fraterna para o desenvolvimento inclusivo (sem distinção de etnia, de condição social, limitações físicas ou mentais, ou mesmo de religião) da pessoa humana, excluída temporariamente pela pobreza (pobres).

Vivemos num mundo complexo e diversificado. Para mudar a situação dos Pobres não nos basta focar num problema particular e temporário e resolver de forma paliativa ou num contexto de cuidados continuados. Para que mudar de forma definitiva temos primeiro de conhecer e examinar o contexto do todo e intervir, de modo a que o sistema - conjunto unificado de elementos sociais, económicos, pessoais, educacionais e culturais, que interferem na realidade dos Pobres. Para uma transformação radical concreta na vida do Pobre, teremos de adotar uma abordagem em que se envolva também o Pobre para em conjunto desenvolvermos estratégias específicas para a sua independência e não para o perpetuar da sua dependência e fragilidade

Mais informação sobre este evento…